sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Curso de Eletrônica - Parte 1 - Por Newton C. Braga

1.1 - O que é a eletricidade
O primeiro problema que todos que pretendem trabalhar com tecnologia eletrônica encontram é entender como os aparelhos funcionam. O modo como a eletricidade se movimenta através de as diversas partes de um circuito, que forças a impulsionam e de que modo a energia é convertida em calor, movimento ou luz nos dispositivos que fazem parte de um aparelho. Nos nossos muitos anos de experiência como professor, autor de livros e de projetos, eletrônicos, percebemos que existe uma grande dificuldade para que os praticantes da eletrônica entendam, conceitos básicos como o de corrente e tensão, que são as grandezas básicas que regem o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos.

A confusão entre essas duas grandezas causa não só uma grande dificuldade em se entender como circuitos elementares funcionam como até problemas mais graves como a queima de dispositivos e mesmo acidentes envolvendo curto-circuitos e choques elétricos. Assim, nosso ponto de partida é justamente entender o que é a eletricidade para depois passarmos ao modo como ela se comporta num circuito e como ela medida. Os circuitos elétricos e eletrônicos funcionam com correntes elétricas. Essas correntes nada mais são do que fluxos de cargas elétricas que passam pelos fios e pelos próprios componentes carregando a energia que eles precisam para funcionar. Nos metais, as cargas que se movem são os elétrons, conforme mostra a figura 1.


Num condutor metálico a corrente elétrica consiste num fluxo de elétrons.

No entanto, como os elétrons possuem cargas negativas, eles se movimentam no sentido de ir de um local que os tenha em excesso (pólo negativo ou corpo carregado negativamente) para um local que os tenha em falta (pólo positivo ou corpo carregado positivamente). Esse sentido do fluxo de corrente representa a corrente real. Na prática, entretanto é "meio esquisito" representar uma corrente fluindo do pólo negativo para o positivo de uma bateria. Como a cada elétron que se desloca num sentido temos uma vaga que ele deixa para trás e que se desloca no sentido oposto, nada impede que representemos uma corrente no sentido contrário, se fizermos a suposição de que ela seja formada por cargas positivas. Assim, na prática é comum adotarmos a representação da corrente do positivo para o negativo, e denominarmos essa corrente como "corrente convencional".
Em outros meios, o fluxo de cargas ocorre de modo diferente. Assim, numa solução como água e sal, a corrente consiste na movimentação de íons, ou seja, átomos que perdem ou ganham elétrons, conforme mostra a figura 2.

Numa solução a corrente elétrica consiste num fluxo de íons.
Numa solução a corrente elétrica consiste num fluxo de íons.

Nos gases, como no interior de uma lâmpada fluorescente, a corrente também consiste em um fluxo de íons.

Lembre-se então:
* Uma corrente elétrica é um fluxo de cargas elétricas ou um movimento ordenado de cargas elétricas
* A corrente real ou eletrônica flui do negativo para o positivo
* A corrente convencional flui do positivo para o negativo
A intensidade da corrente se mede em ampères (A). Um ampère corresponde à passagem de 1 coulomb de cargas em cada segundo tomado em uma secção transversal de um condutor, por exemplo, como mostra a figura 3.

Uma corrente de 1 A corresponde à passagem de 1 Columb de cargas a cada segundo.
Uma corrente de 1 A corresponde à passagem de 1 Columb de cargas a cada segundo.

Levando em conta que a carga de um elétron é 1,6 x 1019 C, em uma corrente de 1 A passam por um ponto de um circuito 6,2 x 1018 elétrons, ou seja, 6 seguidos de 18 zeros! É uma quantidade muito grande. Veja mais no site nos artigos indicados no final da lição.


Essa é apenas a primeira parte do curso, entre no link abaixo para visualizar o curso completo:
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-basica/2574-cbe001.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário